sexta-feira, 28 de novembro de 2008

José Félix Pereira de Burgos

BARÃO COM GRANDEZA DE ITAPECURU
Dados Biográficos
Falecido em 9 de Abril de 1854.
Árvore de Costados
Filho de Pedro José, natural de Lisboa, Freguesia da Sé Velha, e de Dona Joana Maria Thenório, nascida em 1 de Junho de 1723. Neto materno de Carlos Pereira de Burgos e Dona Maria Benedicta Ponce de Leon.
Origem da Família
Segundo Borges da Fonseca, a Família tem origem conhecida em Carlos Pereira de Burgos, Sargento Mor de Pernambuco, que foi Alferes de Infantaria Paga da Villa de Recife à época do seu casamento, em 24 de Setembro de 1691 com Dona Maria Benedicta Ponce de Leon, nascida em 21 de Fevereiro de 1631, com ascendência no Título Thenórios da Nobiliarquia Pernambucana. Natural de Lisboa, Carlos Pereira de Burgos era irmão de Antonio Pinto Coelho, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Familiar do Santo Ofício, e Oficial Maior da Secretaria de Estado, filhos de Antonio Pinto Coelho, proprietário de um Ofício no Tesouro, e de Dona Helena Maria Baptista.
Carlos Pereira de Burgos e Dona Maria Benedicta foram pais de: 1. Francisca Caetana Xavier, nascida em 12 de Abril de 1716, casada com Valentim Dias de Mello, Capitão da Ordenança da Freguesia de Maranguape, em 1748 era Secretario do Governo da Paraíba, irmão do Padre Bernardo Dias da Cunha, Capelão da Sé, filhos do Capitão Sebastião Dias de Abreu e de Dona Helena da Cunha Bandeira. Foram Pais de: Helena da Cunha Bandeira; Maria dos Prazeres; Ignácio Dias de Mello e José Dias de Mello. 2. Antonio Manoel Felix Pereira de Burgos, nascido em 24 de Dezembro de 1717, ingressou na Companhia de Jesus, em Outubro de 1733, saindo em Dezembro de 1746. Em 1748, assistia na Bahia como Clérigo Presbítero com o nome de Antonio Peres e Cardena. 3. José Felix Pereira de Burgos, nascido em 13 de Outubro de 1718, a serviço do Rei, em 1748, como Ajudante de Infantaria do 3º Pago de Olinda. Casado com Dona Francisca Xavier de Jesus Maria, exposta e viúva do Cirurgião Manoel Lins. Foram Pais de: José Félix, nascido em 15 de Janeiro de 1747, falecido no mesmo ano; José Peregrino, nascido em 15 de Maio de 1748; Joaquim; Anna; Thereza; Carlos. 4. Theresa, nascida em 29 de Janeiro de 1721 e falecida menina; 5. Estanislao, nascido em 17 de Março de 1722 e falecido menino; 6. Joana Maria Thenório, nascida em 1 de Junho de 1723, casada com Pedro José, natural de Lisboa, Freguesia da Sé Velha. Foram Pais de: 1. Francisco Xavier; 2. José; 3. Antonio; 4. Carlos; 5. José Pedro; 6. Anna. 7. Helena Maria Baptista, casada com Florentino Velloso Monteiro, filho de Florentino Velloso Monteiro, Capitão da Fortaleza de N. Sra. Nazaré do Cabo de Santo Agostinho, e de Dona Ângela de Moura. Foram Pais do filho único: Antonio das Chagas, menino em 1748. 8. Anna Maria Thenório, que vivia solteira em 1748; 9. Ignácia Francisca Xavier, que vivia solteira em 1748; 10. Rosa Maria Thenório, sexta e última filha, nascida em 22 de Março de 1732, casada com Lourenço Gomes, natural da Matta, que servia ao Rei na Companhia dos Granadeiros do Terço de Olinda, filho de Aleixo de Sousa. Foram Pais de: 1. Lourenço; 2. Francisco; 3. Josepha; 4. Thereza.
Distinções
Dignatário da Imperial Ordem do Cruzeiro
Cavaleiro da Imperial Ordem de São Bento de Aviz
Presidente de Província
Foi Presidente da Província do Pará
Fato Histórico
Um dos três Bês da Guerra dos 3 Bês, lutou, foi preso, exilado. O outro B era dos Belfort, da Família de sua mulher, Dona Anna Thereza Belfort. O último B era dos Bruce, também casado na Família Marques da Silva. Lutou ao lado de dois irmãos, o Major Antonio Raimundo Pereira de Burgos e o Tenente Carlos Pereira de Burgos, este falecido na batalha. Com a queda dos Bruce, toma parte da Junta Governativa. Foi duas vezes sogro do Barão de Coroatá, Manoel Gomes da Silva Belfort, que enviuvando de uma de suas filhas, casa-se com outra.
Privilégio
Dia 23 de Agosto de 1834, concedendo ao Barão de Itapecuru Mirim, pelo tempo de 10 annos, o uso exclusivo do moinho de descascar arroz de sua invenção (Almanak, Ministerial, Império, 1834, Página SN)
Vida Militar
Alferes do Regimento da Cavalaria Auxiliar de Olinda. Arquivo Ultramarino: Lisboa, depois de 9 de Setembro de 1801. Infirmação (minuta) do Conselho Ultramarino sobre os serviços de José Félix Pereira de Burgos, que serviu em vários postos no Regimento de Infantaria Paga da cidade de Olinda, desde janeiro de 1776. Antes de 28 de Maio de 1803. Requerimento do alferes do Regimento da Cavalaria Auxiliar de Olinda e Boa Vista, José Félix Pereira dos Santos, por seu procurador Manoel José, ao príncipe regente [D. João], pedindo confirmação de carta patente. Anexos: 2 docs (Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco)
Sesmaria
Em 22 de Setembro de 1804 pediu confirmação de data de sesmaria no Itapecuru, na Cachoeira Grande (Ahu Acl Cu – 009 – Caixa 137 – Documento 10014)
Dívida Ativa da Câmara da Cidade do Maranhão
A Câmara é devedora tendo como origem da dívida o soldo do posto de Tenente de 1ª Linha, que pagou a Junta, ao Major José Félix Pereira de Burgos, que a Provisão do Tesouro de 18 de Março de 1825 ordena que sejam pagos pela Câmara, no valor de 924$129 (Almanak, 1828, do Ministério da Fazenda, à Página S2-22)
Casamento
Casado com Dona Anna Thereza Belfort, filha do nobre irlandês Lourenço Belfort e de Dona Anna Thereza Marques da Silva, neta materna do Capitão Phillipe Marques da Silva e de Dona Rosa Maria do Espírito Santo (V. Meus 8º Avós)
Foram Pais de:
1. José Félix Pereira de Burgos
Sargento Mor
Casado, em 1ª Núpcias, com sua prima Rita Carneiro Homem de Souto Mayor, filha do Coronel Ayres Carneiro Homem de Souto Mayor e de Dona Guilhermina Diniz. Casado, em 2ª Núpcias, com sua prima e cunhada, Mariana Carneiro Homem de Souto Mayor.
Poder e Família no Maranhão nos
Primeiros Decênios do Século XIX
Ediyene Moraes dos Santos

2. Luiza Cândida de Burgos
Falecida em 2 de Novembro de 1845.
Casada, em 29 de Maio de 1826, com seu primo Manoel Gomes da Silva Belfort, Barão de Coroatá, filho do Capitão Felipe Marques da Silva e de Dona Inácia Maria Freire Belfort, neto do Sargento Mor Antonio Gomes de Sousa e de Dona Marianna das Neves (V. Meus 7º Avós).
3. Maria Benedicta Pereira de Burgos
Casada, em em 23 de Janeiro de 1847, com o cunhado, Manoel Gomes da Silva Belfort, Barão de Coroatá, filho do Capitão Felipe Marques da Silva e de Dona Inácia Maria Freire Belfort, neto do Sargento Mor Antonio Gomes de Sousa e de Dona Marianna das Neves (V. Meus 7º Avós).
Pesquisa
Anamaria Nunes






2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre Antônio Carlos Pereira de Burgos Pena de Lion, possivelmente irmão de José Félix Pereira de Burgos.

Unknown disse...

Olá Anna Maria, por gentileza vc poderia me informar onde conseguiu as informações. Eu tenho aqui em minha casa um documento de minha família referente a compra de uma parte de terra da sesmaria dos Burgos (datado d 1840 - está escrito exatamente assim : Burgo 13 de março de 1840), estou com muita dificuldade em encontrar essas informações se puder me informar alguma coisa fico muito grata.