quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Fábio Gomes da Silva Belfort

COMENDADOR
Filho de Filipe Marques da Silva e de Dona Ignácia Maria Freire Belfort
Neto de Antonio Gomes de Sousa e de Dona Mariana das Neves
Meus 7º Avós
Dados Biográficos

Nascido em São Luis.
Árvore de Costados

Filho de Filipe Marques da Silva e de Dona Ignácia Maria Freire Belfort. Neto paterno do Sargento Mor Antonio Gomes de Sousa e de Dona Mariana das Neves. Neto materno de Cirurgião Mor Joaquim da Serra Freire e de Dona Maria Magdalena Belfort. Bisneto paterno de Antonio de Sousa e de Dona Joana Gomes. Bisneto paterno do Capitão Phillipe Marques da Silva e de Dona Rosa Maria do Espírito Santo. Bisneto materno de Lourenço Belfort e sua 1ª mulher Dona Isabel de Andrade. Terceiro neto paterno de João Francisco da Silva e de Dona Mariana das Neves. Terceiro neto paterno de Antonio da Silva Carvalho e de Dona Ignácia da Silva Mello.
Foro de Fidalgo
Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real por Mercê de 20 de Outubro de 1804.
Fato Histórico
Eleito, em 20 de Julho de 1823, Membro da nova Junta Governativa e Provisória Constitucional do Maranhão, por Itapecuru.

18 de outubro 1822 – A vila de São João da Parnaíba torna-se independente. A rebelião se estende por todo o interior obrigando a Junta a urgentes providências, ora em exaltadas proclamações prevenindo os maranhenses contra a enganosa demagogia dos que desejavam arrastar-nos à ruína, e enaltecendo a vantagem de continuarmos na comunhão lusitana; ora pedindo à Lisboa soldados e recursos para a defesa; ora enviando tropas para Carnaubeira (defronte de Parnaíba) e para o Brejo e nomeando o Tenente-Coronel Manuel e Souza Pinto de Magalhães Comandante-em-Chefe das forças reais, com quartel-general em Caxias. Nem a prisão do chefe rebelde, Leonardo de Carvalho Branco, nem a vitória do Governador-das-Armas, Major José da Cunha Fidié, no Jenipapo, a 13 de fevereiro de 1823, conseguiram tranqüilizar a Junta, pois a todo momento chegavam-lhe notícias más: os independentes do Piauí uniam-se aos maranhenses e todo o Itapecuru levantara-se em guerrilhas aos gritos de mata marinheiro! Sucessivamente S. Bernardo, Brejo, Pastos Bons, São José dos Matões, Manga do Iguará, Caxias e Rosário caíam em poder dos independentes sob as ordens de Fernando Mendes de Almeida, Domingos da Silva, o “Matruá”, Francisco Gonçalves Meireles, João Ferreira do Couto, José Dias de Matos, Sisnando José de Magalhães, Joaquim de Carvalho, João Ferreira do Couto, Domingos da Silva, todos ao comando geral de Salvador Cardoso de Oliveira, o verdadeiro herói de nossa emancipação. No entanto, tanto na organização da Junta Expedicionária no Itapecuru (20 de Julho), como na constituição do novo governo não houve lugar para Salvador de Oliveira! Formaram na primeira: o Brigadeiro José Pereira Filgueiras, Comandante do Exército Auxiliador; Manuel de Souza Martins, Presidente da Junta do Piauí, Coronel Joaquim de Martins, Governador-das-Armas do Piauí, Tristão Gonçalves Pereira de Alencar, da Junta do Ceará e Luís Pedro de Melo; participaram do segundo: o Governador-das-Armas João Felix Pereira de Burgos, Padre Pedro Antônio Pereira Pinto do Lago, Antônio Joaquim Lamagnere Galvão, Fábio Gomes da Silva Belfort e Antônio Raimundo Belfort Pereira de Burgos. Mas, Salvador de Oliveira era esquecido! ele que, modesto negociante de gado no interior de Caxias, tivera sob suas ordens 2.000 sertanejos, voluntários armados de lazarinas, facões, chuços e lanças, e de vitória em vitória chegara às portas da Capital, sem patente de Milícias, Ordenanças ou Pedestres, ele que”conquistara seus galões de Alferes por sua bravura e por seu patriotismo”!

20 de Julho de 1823 - Instala-se a nova Junta Governativa e Provisória Constitucional composta de: Presidente: Advogado Provisionado Miguel Inácio dos Santos Freire e Bruce; Membros: Lourenço de Castro Belfort, Coronel José Joaquim Vieira Belfort, eleitos pela Capital, e o Padre Pedro Antônio Pereira Pinto do Lago, secretário; Antônio Joaquim Lamagnere Galvão, Antônio Raimundo Belfort Pereira de Burgos, Fábio Gomes da Silva Belfort, e José Felix Pereira de Burgos, eleitos pelo Itapecuru. Para Salvador de Oliveira não houve lugar!

13 de agosto 1823– Eleição da primeira Câmara Independente de São Luís, constituída de: Capitão-mor Rodrigo Salgado de Sá e Moscoso, presidente; Capitão Manuel Bernardes Lamagnere, José Tavares da Silva, Dr. Joaquim Vieira da Silva e Souza, Dr, Francisco Corrêa Leal, Tenente-Coronel Raimundo Ferreira de Assunção Parga e Antônio José Guilhon, vereadores, e Manuel Raimundo Corrêa de Faria, procurador.
História do Maranhão na Internet
Casamento
Casado, em 2 de Junho de 1816, com Dona Olímpia Amália de Macedo, filha de Roberto Joaquim de Macedo e Dona Francisca Maria Freire de Macedo, em Oratório da Fazenda de Dona Inácia Maria Freire Marques, na Freguezia de Nossa Senhora do Rosário do Itapicuru.
Com Geração.
Fontes
Casa dos Belfort
John Wilson da Costa
Árvore dos Gomes de Sousa
Helen Shalders
Pesquisa
Anamaria Nunes

Nenhum comentário: